quinta-feira

Boas Festas

Caros leitores, o blog e-marketing 2010 irá deixa de fazer postagens. O conteúdo que estava postado continuará. Esta interrupção deve-se a um novo projecto que se está a desenvolver que na devida altura também será divulgado. Pedimos desculpa pelo incómodo de não existir informação mais actualizada. No entanto, sempre pode aprender com os videos e informações postadas.



Desejamos a todos os leitores Um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo de 2011.

Avaliação do Projecto E-Marketing

Terminaram as aulas da disciplina de e-Marketing, portanto este projecto terminou! Este blogue foi sugeito a uma avaliação do qual obteve uma classificação de 17 valores, onde foi avaliado o conteúdo da informação, o design, a originalidade e outros pârametros. No entanto as postagens vão ser suspensas devido a outro projecto, mas nao deixe de ser um participante activo deixando as suas opiniões e comentários. Divirta-se!!!

sexta-feira

CRM II

Nas aulas de 27 de Maio e 14 de Junho de 2010, continuou-se com a prática do SugarCRM. Modificou-se os dashlets da página principal, criou-se os leads, que em marketing são os potenciais clientes, e procedeu-se à realização de exercicios. Aprendeu-se também que, ao concovar reuniões, tarefas, contactos telefónicos e notas, pode-se convocar os funcionários, contactos ou contas e esta ferramenta também permite avisar todos os convocados para as acções a realizar através de mensagens ou e-mails. Procedeu-se também a criação de oportunidades, pois elas são as previsões das vendas dos produtos. Para fazer as campanhas, podemos utilizar os e-mails, sites, newsletters, etc...

Sabia que, provávelmente, já foi alvo de uma acção por parte de um software de CRM?
Por vezes, a sua operadora de telefone móvel ou fixa entra em contacto consigo para fazer um inquérito, ou obter uma opinião sobre o serviço ou simplesmente tentar resolver um problema, mas você naquele momento não pode falar ou está indisponível e marca para um dia mais tarde ou a uma hora mais tarde a conversa. Na realidade, nada fica apontado em papel, ou na memória do funcionário. Todas as informações que o cliente dá ao funcionário da empresa serão registadas num programa de CRM, e este avisará mais tarde, através de mensagens ou através da visualização da agenda, que o funcionário terá de contactar o cliente naquele dia, àquela hora, sobre certo assunto. Como pode verificar, provávelmente já devem ter entrado em contacto consigo mas você nunca deve ter imaginado como se desenrolava o processo. Assim, verifica-se que esta ferramenta é bastante útil para uma boa gestão de clientes, credível e acessível. A Optimus Telecomunicações é uma empresa portuguesa que utiliza software CRM.

quinta-feira

CRM

Nas aulas de 20, 24 e 27 de Maio de 2010, a matéria leccionada foi sobre o CRM - Costumer Relationship Management

Segundo Francisco Ferrão, o "CRM é uma estratégia de negócio orientada para o cliente, concebida para optimizar o lucro e a satisfação do cliente". No CRM também é muito importante o marketing relacional.
Numa estratégia de CRM deve existir uma abordagem empresarial, tais como conhecer o cliente, saber o que compra e o que não compra e estabelecer uma estratégia de comunicação para tentar garantir a sua fidelização à empresa. Para a criação de campanhas de marketing é preciso ter conhecimento e informações e só depois se cria relações com os clientes.
No entanto, sabe-se que existem dois tipos de clientes, o cliente transacção e o cliente relacionamento. O cliente transacção está interessado nos preços, não estabelecem grau de fidelidade e não acrescenta valor aos produtos; o cliente relacionamento, procuram fornecedores que transmitam confiança, são clientes lucrativos e valorizam propostas de valor acrescentado.

A origem do cliente - A origem do cliente parte do próprio cliente, ou seja, o cliente é que toma a iniciativa para contactar a empresa, seja por telefone para saber os preços dos produtos, por e-mail, etc...

Técnicamente, você deve saber que, existem 3 tipos de CRM:
  • CRM Operacional - Consiste nas ligações que interagem com o cliente (o backoffice, o frontoffoce e o m-office);
  • CRM Analítico - É possível fazer análises e filtragens através dos dados disponíveis;
  • CRM Colaborative - São os e-mails, Calls centers e Contacts centers, etc... .

No entanto existem alguns cuidados a ter: Deve existir um desenho dos processos, uma política de utilização centrada no cliente e um modelo de CRM. O cliente não deve ser ignorado, por isso um sistema de CRM permite avisar e gerir os processos com a atenção no cliente.

Depois de analisar-mos a vertente teórica, passou-se à parte prática. O programa de CRM que utizámos foi o open source SUGARCRM. (O leitor pode descarregar gratuitamente o software em http://www.sugarforge.org/, deve escolher o ficheiro que indicar o MySQL, porque é uma base de dados potente e aconselhada, e deve fazer o download do package do idioma português). Depois de instalado, e procedermos o registo e configurações, procedemos à pratica de exercicios com o software, onde criámos contas, reuniões, contactos, campanhas, tarefas e procedemos à organização dos dashlets da página principal.

Para compreender melhor porquê o SUGARCRM, veja o vídeo:


Veja como o SugarCRM é fácil. Aprenda e pratique: (versão inglesa):

quarta-feira

Marketing mix & e-Marketing

Na aula de 10 e 17 de Maio de 2010, o tema recaiu em marketing mix e e-marketing.

Como sabemos, o marketing mix é composto pelo preço, produto, comunicação e distribuição. Portanto, vamos analisar como se relaciona o marketing mix ao e-marketing.

Na estratégia de preços em e-marketing, pode ter como vantagens a redução de custo (fornecimentos -just in time), a negociação e segmentação de preços, ou seja, o cliente acedem aos produtos e serviços online, poucos custos com o pessoal, e possibilita mais lucros e preços mais reduzidos e competitivos. Mas existem factores a concorrência também é maior e há tendência para fazer-se shopping, ou seja, verificar os preços dos concorrentes. Na internet existem vários motores de comparação de preços (www.precos.com.pt), (www.kuantokusta.pt), (www.pricescan.com).

Na estratégia de distribuição, o e-marketing passa por todos os intermediários, desde o produtor, intermediários, fornecedores e distribuidores (grossistas e retalhistas). Com a internet, há tendência para uma desintermediação entre os grossistas e retalhistas, mas com a reintermediação existe novas formas de negócio e que pode agregar produtores e/ou consumidores. Ao efectuar a distribuição na internet, terá um baixo investimento e será um canal de baixo custo. A distribuição online de produtos desmaterializados continuam a ter sucesso, por exemplo, a amazon.com e os ebooks, o itunes e a música (Optimus music store). Existem também plataformas de negociação como o econstroi. (www.econstroi.pt).

A estratégia de comunicação inclui diferentes alternativas em relação às empresas para comunicarem com os clientes. As empresas devem criar marcas, imagens positivas sobre a empresa, criar visibilidade e notoriedade junto dos consumidores. Pode comunicar com o cliente através de canais online de apoio a clientes, banners, imagens, observação de comportamentos, chamando-se a estas acções uma estratégia Push. A estratégia pull o consumidor é que procura, pode ser um site, um produto, através de um motor de busca. Também pode-se utilizar ferramentas de comunicação como o google Adwords para anúncios, blogs, sites como o youtube, entre outros.

Em relação à estratégia de produtos, estes têm forte tendência para a desmaterialização, como já foi referido, e também a desagregação de produtos, por exemplo, os CD's que passaram a ser vendidos música a música.

sábado

Estratégias de marketing II e III

Em 26.04.2010, o objectivo principal foi a segmentação dos e-markets e a estratégia e plano de e-marketing.

A segmentação permite identificar os vários públicos para poder adaptar-se e agir de forma diferenciada sobre um conjunto heterogeneo de consumidores, e portanto, a segmentação pode ser feita online e offline. Na segmentação online é importante saber as atitudes comportamentais dos consumidores, tais como, saber a intensidade de consumo/uso de um produto, o grau de fidelidade face à marca, beneficios retirados, entre outros; e as atitudes psicográficas, utilizando o aspecto personalidade para saber o estilo de vida dos consumidores, as actividades, interesses, opiniões, atitudes, crenças. etc...
Na segmentação offline, é importante saber os aspectos socio-demográficos, como a idade, o sexo, a classe social, a profissão, e os aspectos geográficos como, os países, a densidade populacional, a distribuição geográfica dos utilizadores e PC´s a partir dos quais é efectivado o acesso à internet, entre outros.

É fácil, para uma empresa, saber estes quatro tipos de aspectos, mas onde consegue obter melhor essa informação é na segmentação online, existem várias plataformas online que oferecem esses serviços, como por exemplo, o e-goi (www.e-goi.com).

Numa estratégia e plano de e-marketing, as empresas devem definir claramente a sua estratégia de e-marketing e objectivos da sua presença da internet, pois evitarão custos adicionais e obterão provavelmente mais receitas e benefícios.
Quando se constrói um site, é necessário começar pelo enquadramento geral, definir objectivos, ou seja, definir novos serviços e aumentar a visibilidade; e principalmente estar de acordo com as regras básicas para a construção de qualquer site, tais como: a estrutura e hierarquia da informação, conteúdos, navegabilidade e usabilidade, manter o site actualizado e rentabiliza-lo. Para saber a rentabilidade do site, existem ferramentas como o google analytics, para verificar o ROI, entre outros; para saber a sua posição e defeitos do site existe o webgrader (www.websitegrader.com) e para verificar a utilização do site tem a ferramenta piwik (www.piwik.org).

quarta-feira

Mundial 2010 das marcas já começou

Começam a chegar às televisões as campanhas publicitárias de activação dos patrocínios ao Campeonato do Mundo da África do Sul, que tem início no dia 11 de Junho em Joanesburgo. Modelo, Galp, TMN, BES e Sagres são as marcas nacionais que vão estar em campo, através do patrocínio à Selecção Nacional. Coca-Cola, Adidas, Sony, Visa e Budweiser são algumas das multinacionais que alinham com a FIFA, worldcup 2010.
Este ano as redes sociais entram em força no jogo, com a maioria das marcas a posicionar-se em particular no Facebook. Promoções com ofertas de bilhetes é outra das iniciativas, numa estratégia em que o objectivo é envolver os portugueses com o evento e com as marcas. Mesmo as insígnias que estão fora da lista dos patrocinadores oficiais, querem fazer parte do maior evento desportivo do mundo. Mesmo isso sendo ilegal, o marketing de emboscada é o caminho seguido.
Até agora, a FIFA já detectou 3000 casos de utilização ilícita do Mundial e reforçou a protecção às marcas patrocinadoras. A campanha publicitária da Kulula Airways foi uma das que foi apanhada na sua tentativa de marketing de emboscada. No anúncio em causa, a companhia aérea sul-africana de baixo custo assume-se como "a transportadora não-oficial do 'aquilo que a gente sabe'", utilizando imagens de bolas de futebol, jogadores, vuvuzelas (cornetas usadas pelos adeptos sul-africanos) e bandeiras da África do Sul.
A FIFA ordenou a suspensão da campanha. A Kulula Airways retirou-a, mas a seguir voltou à carga com outro anúncio com um grafismo idêntico e pequenas alterações (imagem ao lado). As bolas de futebol foram substituídas por bolas de râgebui e de snooker, enquanto a imagem de um estádio deu lugar a uma ponte suspensa. Tudo para dizer que os voos baratos vão manter-se "não no próximo ano, não no ano passado, mas algures no meio", porque "há razões mais excitantes para viajar no país este ano do que apenas 'aquilo que não nos atrevemos a mencionar".
Em baixo, à esquerda, encontra-se a campanha banida e à direita a campanha actual.




terça-feira

A nova geração da plataforma Direct100, criada pela empresa algarvia Inesting, permitirá aos utilizadores lançar via Web campanhas de mobile marketing, através de múltiplos canais, de voz, vídeo, rede Google, e redes sociais.

O anúncio da nova ferramenta foi anunciado Francesco Berrettini, CEO da Inesting no seminário ‘Há Vida depois da SMS’ que decorreu ontem no Centro de Congressos do Tagus Park, e congregou operadores, agências, anunciantes, developers e académicos.
Segundo Fernando Guerreiro, gestor da área mobile marketing da Inesting: "Esta nova versão da
Direct100 visa uma solução integrada para a criação e gestão de campanhas de mobile marketing, considerando-a “um passo natural que vai ao encontro das necessidades do mercado”.
O evento insere-se na iniciativa marketingtecnologico.com, que a Inesting está a desenvolver em todo o país, sobre marketing e tecnologias, de forma gratuita, mas carecendo de inscrição prévia no respectivo
site.
Francesco Berrettini salientou na sua intervenção que o Mobile Advertising pode ser considerado a nova Primavera do Marketing, porque neste âmbito, “algo está a mudar muito rapidamente”.
O administrador da Inesting citou a propósito os números da Forrester sobre a evolução do uso da SMS com fins de marketing, que “demonstram o aumento do investimento em Mobile Marketing em geral”, mas também a transferência deos orçamentos do messaging para o Mobile Advertising, incluindo o Mobile Search.
Intervieram igualmente Paulo Gaudêncio, responsável da marca Mobext do Grupo Havas, apresentou números sobre o mercado português e casos de estudo de acções integradas no âmbito do Digital. Já Carlos Esteves (Vodafone) e Carlos Paulo (Google) contribuíram com visões complementares que é e poderá vir a ser o mobile advertising.
A
Inesting presta serviços de marketing e tecnologia desde 2000 e move-se em áreas como o Web Marketing e Mobile Marketing e Formação. Vencedora do prémio ANJE Inovação de 2005, integra também a Rede PME Inovação da COTEC e é uma das 3 empresas nacionais com o estatuto de Google Qualified Companies.

in Observatório do Algarve, 28-05-2010.


sábado

Adwords

Em 22/04/2010 procedeu-se à utilização e conhecimento do Google Adwords no âmbito do concurso Google Challenge 2010. O Google Adwords é uma ferramenta SEM (Search Engine Marketing), funciona como motor de busca de publicidade e só se paga quando o utilizador clica no anúncio. Quando se cria um anúncio no Adwords deve-se ter em conta vários aspectos: escolher bem as keywords (palavra-chave), os títulos (até 25 caracteres) devem ser apelativos e que chamem a atenção das pessoas e nunca se deve colocar o nome da empresa. No corpo do texto (até 70 caracteres) explica-se e apresenta-se o produto ou serviço na empresa.

AdRank é a posição do seu anúncio. O AdRank é calculado através dos CPC - Custo por clique a multiplicar pela qualidade (esta qualidade é calculada pela Google e está associada à relevância da palavra que escolhemos). É através desta ferramenta que se verifica a posição do anúncio nas páginas do Google. Pode também através do Google Maps anunciar o seu negócio de forma gratuita.

Para o concurso Google Challenge procedemos à criação dos anúncios para a empresa Conserveira do Sul. Foram feitos quatro anúncios, todos em português, com várias palavras-chave onde aparecerão na barra lateral do Google (links patrocinados). A campanha arrancou em 03/05/2010. Pode-se ver pela imagem à direita, a forma como os anúncios serão visualizados nas páginas do Google.


quinta-feira

Social Media and Branding: Philadelphia

Quer aplicar métodos comprovados para ampliar a participação da sua marca através de canais de social media? Quer saber como manter a integridade dos valores da marca e as percepções dos consumidores de longa data? Então venha participar neste fórum. Se é empreendedor, gestor de marcas, ou simplesmente interessa-se pelo tema e tem oportunidade de se deslocar para os E.U.A., assista a este evento que se realizará no dia 10 de Junho de 2010, em Philadelphia.
Neste fórum de Social Media & Branding, os participantes vão aprender a maximizar os canais de mídia social para ampliar o impacto da sua marca junto dos consumidores. Hoje, no ambiente da Web 3.0 , o compromisso da marca é mais desafiador do que nunca e é preciso estabelecer novas estratégias. Neste fórum, o veterano perito em social media vai proporcionar aos participantes ferramentas e técnicas comprovadas para a construção de sucesso, manter e melhorar os valores da marca e compromisso social através dos canais de mídia. Este dia é destinado a provocar a habilidade e a criatividade dos participantes e garantir que os paplicar as aprendizagens imediatamente.

segunda-feira

Estratégias de Marketing I

Em 19/04/2010, o tema principal foi as estratégias de e-marketing.
É importante saber quem faz compras online, o que atrai os consumidores a um site, quanto tempo permanecem, qual o seu comportamento durante a visita e como actuam. Portanto deve-se conhecer o comportamento online dos e-markets.

Antigamente, os consumidores apenas limitavam-se a fazer compras nas lojas, em mercados, feiras, shoppings e geralmente em território nacional. Actualmente, esses padrões de compra mudaram! Além dos consumidores continuarem a fazer compras nos espaços fisícos, começaram também a fazer compras em lojas virtuais, muitas delas internacionais, por exemplo, no caso do ebay (www.ebay.com). Esta mudança deu-se por existirem novos padrões de consumo, maior comodidade proporcionada pelas tecnologias, maior rapidez, qualidade, conforto - note-se que já não é necessário sair de casa para obter certo produto/serviço, e mais segurança, pois era o maior factor que desincentivava os consumidores a fazer compras online à uns anos atrás.

O comportamento do consumidor online passa por algumas fases, sem se aperceber: A recreação (rádio, tv, ...) em que o utilizador toma conhecimento do produto em outros meios de comunicação; a busca de informação - em que o consumidor procura na internet, através de palavras-chave, informações sobre os produtos/serviços; e por fim procede à compra desses produtos/serviços. Existe um processo de compra que nós, consumidores, utilizamos muito frequentemente: a pesquisa> comparação> decisão> local de compra> compra.

Por vezes este processo não se aplica a todos os consumidores, pois para alguns o preço é o mais importante, para outros a conveniência e a facilidade tem maior interesse e existem outras variantes que podem mudar as decisões finais. O livre serviço permite que os consumidores efectuem todo o processo de compra sozinhos, desde o loguin > encontrar informação> efectuar as compras> seguir a encomenda > e verificar a conta para saber o estado da encomenda. A verificação de conta pode ser feita através de e-mail, pda's, telemóvel, etc... Um site em que se realiza este tipo de operações é a wook (http://www.wook.com/).

Às empresas que prestam estes serviços e que vendem os produtos, através de programas de CRM - Costumer Relationship Management, e outros métodos, consegue-se saber o que os consumidores consomem, o que procuram, por exemplo, através de cartões de fidelização (Cartão Modelo/Continente). Existem também outras ferramentas na internet que permitem saber a origem parcial dos consumidores (em que região residem), de modo a realizar campanhas mais específicas para aquele segmento de mercado. Se está a realizar uma campanha de marketing, é necessário saber o seu ROI - Return on investment, para saber se a mesma está a ser rentável ou não. O google oferece-lhe gratuitamente aplicações que permitem fazer esse tipo de gestão: o google analytics www.google.com/analytics. Existe também o yahoo analitics e o piwik, um programa open source que fornece bastante informação.

O consumidor está cada vez mais informado e exigente, mais heterogéneo e individualizado, exige adequação às suas necessidades e pretendem privacidade, preços baixos, rapidez, mensagens autorizadas, entre outros...

Google Challenge 2010 e blogues

Na aula de 22 de Março de 2010, a matéria leccionada foi sobre blogues e a inscrição no google challenge 2010.

No inicio do semestre, foi proposto à turma participar no concurso Google Challenge 2010. Este concurso consiste em criar anúncios para uma empresa através do google Adwords, criando palavras-chave para ajudar o utilizador a chegar mais rapidamente ao produto/serviço que procura. Para além dos anúncios, a empresa só tem vantagens pois ganhará notoriedade e o site da empresa é mais visualizado e divulgado, o que poderá também fazer aumentar as vendas da empresa, caso esta possua uma loja online. Nesta aula, procedeu-se à inscrição dos grupos de trabalho no google para obtermos as autorizações necessárias para participarmos. Foi fornecido o regulamento do concurso para realizarmos as 3 fases obrigatórias: o relatório de pré-campanha, a fase da campanha durante 3 semanas e o relatório pós-campanha. Este concurso iniciou-se em Março de 2010 e terminará em Junho de 2010. A empresa que o meu grupo escolheu foi a Conserveira do Sul, Lda, (www.consul.pt) - Indústria de conservas, portanto os anúncios que futuramente forem criados no adwords recairão sobre os produtos e serviços desta empresa.
Se possui uma pequena empresa e quer fazer publicidade e ganhar notoriedade e ganhar mais vantagens inscreva-se no google adwords. Veja o regulamento em http://www.adwords.google.com/ .


Os blogues (ou blog)

Um blogue, segundo Filipe Carrera, é “um site em que o autor pode editar com grande facilidade o seu conteúdo, arquivado em formato de artigos (posts), ordenados cronologicamente e que podem conter texto, imagens, links e elementos multimédia”.
Existem várias vantagens para escrever um blogue: é simples, é barato; um blogue ajuda a ganhar credibilidade, ajuda a interagir como mercado, pode partilhar ideias com outros utilizadores, e entre muitas outras vantagens. Existe actualmente pessoas que fazem do blogue a sua página pessoal, embora também existam blogues mais credíveis e outros menos, mas a informação é o mais essencial. É também utilizado pela imprensa, por empresas, associações que colocam e partilham informação útil para a sociedade.
Se o utilizador é uma pessoa com ideias e gosta de partilhar essas ideias, tem apetência para escrever e fazer posts de um ou vários assuntos e ainda não tem nenhum blogue então porque não faz um? É gratuito. Pode fazer um blogue em domínios internacionais: no blogger (http://www.blogger.com/), no wordpress (http://www.wordpress.com/) ou em domínios nacionais: blog do sapo (http://www.blogs.sapo.pt/ ou no blog do iol (http://www.blogs.iol.pt/).

Se necessitar de ajuda para criar um blogue veja o video:





O que pensa a geração Milénio?


"Confiantes. Conectados. Abertos à mudança. Eis a geração Milénio. Segundo o mais recente estudo realizado pelo Pew Research Center Internet & American Life Project, Millennials – A Portrait of Generation Next, os adolescentes e jovens na casa dos vinte anos que fizeram a passagem para a vida adulta no início do milénio (18-29 anos) são a primeira geração que está sempre conectada, tratando os seus terminais móveis quase como uma parte do corpo: oito em cada dez afirmam ter ao lado da cama o seu telemóvel ligado – comparado com os 68 por cento da geração X (entre os 30 e os 45 anos) – e cerca de dois terços admite que envia mensagens escritas ao mesmo tempo que conduz. A geração Milénio também trata por tu as redes sociais, com três quartos a admitir ter criado um perfil numa rede social e um em cada cinco já colocou online um vídeo sobre si. No ambiente digital, a mesma geração que usa as tatuagens e piercings (cerca de quatro em dez e um em quatro, admite ter recorrido a estas formas de expressão), estabelece barreiras de privacidade nos seus perfis nos media sociais. Por isso não espanta que quando questionados sobre o que, do seu ponto de vista, distingue a sua geração de anteriores elejam o uso de tecnologia, com 24 por cento, o dobro da geração X (12 por cento). Televisão e internet, com 65 e 59 por cento, são os media preferidos desta geração como fonte de informação. Seguem-se jornais (24 por cento) e rádio (18 por cento). E quando questionados sobre que sites costumam consultar para obter informação, 20 por cento refere o Yahoo, 18 por cento a CNN, 10 por cento o Google e 7 por cento o MSN. Apenas 4 por cento refere o New York Times.

Ser um bom pai e ter um casamento bem sucedido são os objectivos de vida eleitos como prioridade por esta geração com 52 e 30 por cento, muito à frente de terem uma carreira muito bem paga (15 por cento) ou serem donos de uma casa (20 por cento). Contudo, esta não é uma geração que esteja a correr para o altar, com apenas um em cada cinco jovens entre os 18 e os 29 anos (21 por cento) casados, metade do número da geração dos seus pais na mesma época da vida. Apenas um terço (34 por cento) são pais."

O estudo foi realizado em Janeiro, por telefone, numa amostra nacional representativa de 2.020 adultos dos Estados Unidos.

02 de Abril de 2010.


Aspectos fundamentais (continuação)

Na aula de 08/03/2010 foram apresentados vários conceitos: o que é o E-Marketing, o Blended Marketing, o E-Commerce, o E-Bussiness, a Cadeia de Valor e outros processos.
E-Marketing é a aplicação da Internet e das tecnologias digitais relacionadas para atingir objectivos do marketing. Segue uma técnica cada vez mais utilizada, o SEO (Search Engine Optimization) que permite a optimização de uma página ou até de um site inteiro pelas ferramentas de busca, ou seja, desta forma ajuda a que o site apareça nas primeiras entradas quando se faz uma pesquisa num motor de busca.
O Blended Marketing vai para além do E-Marketing e do E-Communication, sendo também uma forma integrada de marketing físico com o marketing online.
Por vezes há tendência para confundir E-Commerce com E-Bussiness e vice-versa. Contudo, estes são conceitos distintos. E-Commerce está relacionado com operações de compra e venda dos produtos/serviços, como por exemplo o Continente (www.continente.pt); E-Bussiness (ou Negócio Electrónico) consiste na contínua optimização das actividades de negócio de uma empresa por meio de tecnologia digital, envolvendo não só a aquisição e retenção de clientes, mas também pareceres de negócio.
A Cadeia de Valor é um conjunto de actividades primárias e secundárias desenvolvidas pela empresa até entregar o produto ao cliente, desde a transformação das matérias-primas, armazenamento, logística, transporte... A cadeia de valor faz parte do E-Bussiness.
No E-Bussiness é costume utilizar sistemas de apoio à decisão, os chamados bussiness intelligence (exemplo: SAGE) e onde também são utilizados os EDI (Electronic Data Interchange) onde existe a transmissão estruturada de dados entre as organizações através de meios electrónicos. O utilizador poderá visitar o website www.econstroi.com - mercado de construção que utiliza estas técnicas. As empresas que tem interesse em fazer pequenos estudos de mercado, podem visitar sites que fornecem bastantes dados estatísticos, em Portugal existe, para além do Instituto Nacional de Estatística (http://www.ine.pt/), a Pordata - Base de dados portuguesa (http://www.pordata.pt/), um site bastante completo.

sábado

Aspectos fundamentais

Na aula leccionada em 02 de Março de 2010 foi apresentado vários aspectos fundamentais da disciplina de E-Marketing.
Vou colocar-lhe uma questão: será que a Internet e a Web são conceitos iguais? Poder, podia, mas não são! São diferentes porque a internet é mais que a web. A Web é basicamente o conjunto dos hipertextos publicados na Internet acessíveis através do protocolo HTTP, constituída pelas páginas e ligações entre elas. A Internet é um conjunto de protocolos que permite um determinado serviço tais como: os email's, os FTP - File Transfer Protocol, que consiste na transferência de ficheiros, os Newsgroup - grupos de discussão (http://www.groups.google.com/), online chats e os Telnet (que consiste na execução de aplicações tais como textos gráficos, vídeo e som).
Na Internet existem redes de comunicação de muita utilidade para as empresas nomeadamente, a Intranet e a Extranet.
A Intranet é uma forma de comunicação interna para comunicar com vários sectores de uma empresa ou organização e é fidedigno. Um exemplo deste tipo de comunicação é a intranet da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (https://www.esght.ualg.pt/defextra.asp).
A Extranet é uma forma de as empresas partilharem as suas intranets para negociar e fazer operações. Exemplo: o software da compal+sumol onde são feitas as encomentas de produtos pelos clientes.

Vantagens da Internet nos Negócios
Existem várias vantagens da Internet para os negócios que podem ser partilhadas pelas empresas/organizações e cidadãos/clientes:
  • Os cidadãos/clientes têm maior acesso à informação, maior facilidade de utilização/experimentação, interactividade, entre outros.
  • Nas empresas: a Internet oferece a presença da empresa na rede, redução dos custos, maior interactividade, comunicação integrada, pode melhorar o serviço ao cliente, pode testar novos produtos e serviços no mercado, acesso a outros nichos e segmentos, entre outros. Além disso, pode servir como canal de distribuição e pode despoletar novas oportunidades de negócio tais como: nas vendas (permite compras online, vendas a nível global e visibilidade de marcas, produtos e serviços); na comunicação deve-se mostrar o domínio da empresa nas facturas, nos carros das empresas, na publicidade e nas newsletters podendp neste último utilizar-se os ERP - Enterprise Resourse Planner, designados de programas de gestão integrados e os SCM - Supply Change Manager; no serviço ao cliente, tendo em conta a página Web da empresa, deve permitir dar a conhecer os seus serviços, produtos e a própria empresa e o Marketing Research que consiste na pesquisa de informação para apoio do processo de tomada de decisão.

sexta-feira

Noções de E-Marketing

  • "E-marketing is the use of information technology in the processes of creating, communicating, and delivering value to the customers, and for managing relationships in ways that benefit the organization and its stakeholders." (Strauss, El-Ansary & Frost 2006);

  • E-marketing utiliza a internet como principal ferramenta para implementação de novas estratégias de marketing que englobam vendas de produtos/serviços, promoções e comunicar e estabelecer uma relação com os clientes (CRM), a empresa e os stakeholders. Eduardo Cavaco, 2010

Bem-Vindo...

Seja Bem-Vindo(a) ao Blogue E-Marketing UAlg'10.

A criação deste blogue teve origem por estar inserido no programa da disciplina de e-marketing, da Licenciatura em Marketing da Universidade do Algarve, neste ano lectivo 2009/2010. Os objectivos principais é desenvolver conteúdos informativos sobre a matéria leccionada semanalmente, postar esses conteúdos, fazer uma gestão e manutenção frequente, mais concretamente, nos comentários, noticías e mensagens. Todas as informações dísponíveis tem origem de fontes bibliográficas, das aulas leccionadas pelo docente Carlos Sousa, e de vários sites oficiais fidedignos. Tentarei explicar/divulgar os conteúdos e matérias da disciplina de uma forma simples, para que o utilizador compreenda os conteúdos e anexando também links para pesquisa mais profunda na internet.
Espero que este blogue seja útil para si!

Enjoy it!