quarta-feira

Marketing mix & e-Marketing

Na aula de 10 e 17 de Maio de 2010, o tema recaiu em marketing mix e e-marketing.

Como sabemos, o marketing mix é composto pelo preço, produto, comunicação e distribuição. Portanto, vamos analisar como se relaciona o marketing mix ao e-marketing.

Na estratégia de preços em e-marketing, pode ter como vantagens a redução de custo (fornecimentos -just in time), a negociação e segmentação de preços, ou seja, o cliente acedem aos produtos e serviços online, poucos custos com o pessoal, e possibilita mais lucros e preços mais reduzidos e competitivos. Mas existem factores a concorrência também é maior e há tendência para fazer-se shopping, ou seja, verificar os preços dos concorrentes. Na internet existem vários motores de comparação de preços (www.precos.com.pt), (www.kuantokusta.pt), (www.pricescan.com).

Na estratégia de distribuição, o e-marketing passa por todos os intermediários, desde o produtor, intermediários, fornecedores e distribuidores (grossistas e retalhistas). Com a internet, há tendência para uma desintermediação entre os grossistas e retalhistas, mas com a reintermediação existe novas formas de negócio e que pode agregar produtores e/ou consumidores. Ao efectuar a distribuição na internet, terá um baixo investimento e será um canal de baixo custo. A distribuição online de produtos desmaterializados continuam a ter sucesso, por exemplo, a amazon.com e os ebooks, o itunes e a música (Optimus music store). Existem também plataformas de negociação como o econstroi. (www.econstroi.pt).

A estratégia de comunicação inclui diferentes alternativas em relação às empresas para comunicarem com os clientes. As empresas devem criar marcas, imagens positivas sobre a empresa, criar visibilidade e notoriedade junto dos consumidores. Pode comunicar com o cliente através de canais online de apoio a clientes, banners, imagens, observação de comportamentos, chamando-se a estas acções uma estratégia Push. A estratégia pull o consumidor é que procura, pode ser um site, um produto, através de um motor de busca. Também pode-se utilizar ferramentas de comunicação como o google Adwords para anúncios, blogs, sites como o youtube, entre outros.

Em relação à estratégia de produtos, estes têm forte tendência para a desmaterialização, como já foi referido, e também a desagregação de produtos, por exemplo, os CD's que passaram a ser vendidos música a música.

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