segunda-feira

Estratégias de Marketing I

Em 19/04/2010, o tema principal foi as estratégias de e-marketing.
É importante saber quem faz compras online, o que atrai os consumidores a um site, quanto tempo permanecem, qual o seu comportamento durante a visita e como actuam. Portanto deve-se conhecer o comportamento online dos e-markets.

Antigamente, os consumidores apenas limitavam-se a fazer compras nas lojas, em mercados, feiras, shoppings e geralmente em território nacional. Actualmente, esses padrões de compra mudaram! Além dos consumidores continuarem a fazer compras nos espaços fisícos, começaram também a fazer compras em lojas virtuais, muitas delas internacionais, por exemplo, no caso do ebay (www.ebay.com). Esta mudança deu-se por existirem novos padrões de consumo, maior comodidade proporcionada pelas tecnologias, maior rapidez, qualidade, conforto - note-se que já não é necessário sair de casa para obter certo produto/serviço, e mais segurança, pois era o maior factor que desincentivava os consumidores a fazer compras online à uns anos atrás.

O comportamento do consumidor online passa por algumas fases, sem se aperceber: A recreação (rádio, tv, ...) em que o utilizador toma conhecimento do produto em outros meios de comunicação; a busca de informação - em que o consumidor procura na internet, através de palavras-chave, informações sobre os produtos/serviços; e por fim procede à compra desses produtos/serviços. Existe um processo de compra que nós, consumidores, utilizamos muito frequentemente: a pesquisa> comparação> decisão> local de compra> compra.

Por vezes este processo não se aplica a todos os consumidores, pois para alguns o preço é o mais importante, para outros a conveniência e a facilidade tem maior interesse e existem outras variantes que podem mudar as decisões finais. O livre serviço permite que os consumidores efectuem todo o processo de compra sozinhos, desde o loguin > encontrar informação> efectuar as compras> seguir a encomenda > e verificar a conta para saber o estado da encomenda. A verificação de conta pode ser feita através de e-mail, pda's, telemóvel, etc... Um site em que se realiza este tipo de operações é a wook (http://www.wook.com/).

Às empresas que prestam estes serviços e que vendem os produtos, através de programas de CRM - Costumer Relationship Management, e outros métodos, consegue-se saber o que os consumidores consomem, o que procuram, por exemplo, através de cartões de fidelização (Cartão Modelo/Continente). Existem também outras ferramentas na internet que permitem saber a origem parcial dos consumidores (em que região residem), de modo a realizar campanhas mais específicas para aquele segmento de mercado. Se está a realizar uma campanha de marketing, é necessário saber o seu ROI - Return on investment, para saber se a mesma está a ser rentável ou não. O google oferece-lhe gratuitamente aplicações que permitem fazer esse tipo de gestão: o google analytics www.google.com/analytics. Existe também o yahoo analitics e o piwik, um programa open source que fornece bastante informação.

O consumidor está cada vez mais informado e exigente, mais heterogéneo e individualizado, exige adequação às suas necessidades e pretendem privacidade, preços baixos, rapidez, mensagens autorizadas, entre outros...

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