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Estratégias de marketing II e III

Em 26.04.2010, o objectivo principal foi a segmentação dos e-markets e a estratégia e plano de e-marketing.

A segmentação permite identificar os vários públicos para poder adaptar-se e agir de forma diferenciada sobre um conjunto heterogeneo de consumidores, e portanto, a segmentação pode ser feita online e offline. Na segmentação online é importante saber as atitudes comportamentais dos consumidores, tais como, saber a intensidade de consumo/uso de um produto, o grau de fidelidade face à marca, beneficios retirados, entre outros; e as atitudes psicográficas, utilizando o aspecto personalidade para saber o estilo de vida dos consumidores, as actividades, interesses, opiniões, atitudes, crenças. etc...
Na segmentação offline, é importante saber os aspectos socio-demográficos, como a idade, o sexo, a classe social, a profissão, e os aspectos geográficos como, os países, a densidade populacional, a distribuição geográfica dos utilizadores e PC´s a partir dos quais é efectivado o acesso à internet, entre outros.

É fácil, para uma empresa, saber estes quatro tipos de aspectos, mas onde consegue obter melhor essa informação é na segmentação online, existem várias plataformas online que oferecem esses serviços, como por exemplo, o e-goi (www.e-goi.com).

Numa estratégia e plano de e-marketing, as empresas devem definir claramente a sua estratégia de e-marketing e objectivos da sua presença da internet, pois evitarão custos adicionais e obterão provavelmente mais receitas e benefícios.
Quando se constrói um site, é necessário começar pelo enquadramento geral, definir objectivos, ou seja, definir novos serviços e aumentar a visibilidade; e principalmente estar de acordo com as regras básicas para a construção de qualquer site, tais como: a estrutura e hierarquia da informação, conteúdos, navegabilidade e usabilidade, manter o site actualizado e rentabiliza-lo. Para saber a rentabilidade do site, existem ferramentas como o google analytics, para verificar o ROI, entre outros; para saber a sua posição e defeitos do site existe o webgrader (www.websitegrader.com) e para verificar a utilização do site tem a ferramenta piwik (www.piwik.org).

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