quinta-feira

CRM

Nas aulas de 20, 24 e 27 de Maio de 2010, a matéria leccionada foi sobre o CRM - Costumer Relationship Management

Segundo Francisco Ferrão, o "CRM é uma estratégia de negócio orientada para o cliente, concebida para optimizar o lucro e a satisfação do cliente". No CRM também é muito importante o marketing relacional.
Numa estratégia de CRM deve existir uma abordagem empresarial, tais como conhecer o cliente, saber o que compra e o que não compra e estabelecer uma estratégia de comunicação para tentar garantir a sua fidelização à empresa. Para a criação de campanhas de marketing é preciso ter conhecimento e informações e só depois se cria relações com os clientes.
No entanto, sabe-se que existem dois tipos de clientes, o cliente transacção e o cliente relacionamento. O cliente transacção está interessado nos preços, não estabelecem grau de fidelidade e não acrescenta valor aos produtos; o cliente relacionamento, procuram fornecedores que transmitam confiança, são clientes lucrativos e valorizam propostas de valor acrescentado.

A origem do cliente - A origem do cliente parte do próprio cliente, ou seja, o cliente é que toma a iniciativa para contactar a empresa, seja por telefone para saber os preços dos produtos, por e-mail, etc...

Técnicamente, você deve saber que, existem 3 tipos de CRM:
  • CRM Operacional - Consiste nas ligações que interagem com o cliente (o backoffice, o frontoffoce e o m-office);
  • CRM Analítico - É possível fazer análises e filtragens através dos dados disponíveis;
  • CRM Colaborative - São os e-mails, Calls centers e Contacts centers, etc... .

No entanto existem alguns cuidados a ter: Deve existir um desenho dos processos, uma política de utilização centrada no cliente e um modelo de CRM. O cliente não deve ser ignorado, por isso um sistema de CRM permite avisar e gerir os processos com a atenção no cliente.

Depois de analisar-mos a vertente teórica, passou-se à parte prática. O programa de CRM que utizámos foi o open source SUGARCRM. (O leitor pode descarregar gratuitamente o software em http://www.sugarforge.org/, deve escolher o ficheiro que indicar o MySQL, porque é uma base de dados potente e aconselhada, e deve fazer o download do package do idioma português). Depois de instalado, e procedermos o registo e configurações, procedemos à pratica de exercicios com o software, onde criámos contas, reuniões, contactos, campanhas, tarefas e procedemos à organização dos dashlets da página principal.

Para compreender melhor porquê o SUGARCRM, veja o vídeo:


Veja como o SugarCRM é fácil. Aprenda e pratique: (versão inglesa):

0 comentários:

Enviar um comentário