sábado

Aspectos fundamentais

Na aula leccionada em 02 de Março de 2010 foi apresentado vários aspectos fundamentais da disciplina de E-Marketing.
Vou colocar-lhe uma questão: será que a Internet e a Web são conceitos iguais? Poder, podia, mas não são! São diferentes porque a internet é mais que a web. A Web é basicamente o conjunto dos hipertextos publicados na Internet acessíveis através do protocolo HTTP, constituída pelas páginas e ligações entre elas. A Internet é um conjunto de protocolos que permite um determinado serviço tais como: os email's, os FTP - File Transfer Protocol, que consiste na transferência de ficheiros, os Newsgroup - grupos de discussão (http://www.groups.google.com/), online chats e os Telnet (que consiste na execução de aplicações tais como textos gráficos, vídeo e som).
Na Internet existem redes de comunicação de muita utilidade para as empresas nomeadamente, a Intranet e a Extranet.
A Intranet é uma forma de comunicação interna para comunicar com vários sectores de uma empresa ou organização e é fidedigno. Um exemplo deste tipo de comunicação é a intranet da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (https://www.esght.ualg.pt/defextra.asp).
A Extranet é uma forma de as empresas partilharem as suas intranets para negociar e fazer operações. Exemplo: o software da compal+sumol onde são feitas as encomentas de produtos pelos clientes.

Vantagens da Internet nos Negócios
Existem várias vantagens da Internet para os negócios que podem ser partilhadas pelas empresas/organizações e cidadãos/clientes:
  • Os cidadãos/clientes têm maior acesso à informação, maior facilidade de utilização/experimentação, interactividade, entre outros.
  • Nas empresas: a Internet oferece a presença da empresa na rede, redução dos custos, maior interactividade, comunicação integrada, pode melhorar o serviço ao cliente, pode testar novos produtos e serviços no mercado, acesso a outros nichos e segmentos, entre outros. Além disso, pode servir como canal de distribuição e pode despoletar novas oportunidades de negócio tais como: nas vendas (permite compras online, vendas a nível global e visibilidade de marcas, produtos e serviços); na comunicação deve-se mostrar o domínio da empresa nas facturas, nos carros das empresas, na publicidade e nas newsletters podendp neste último utilizar-se os ERP - Enterprise Resourse Planner, designados de programas de gestão integrados e os SCM - Supply Change Manager; no serviço ao cliente, tendo em conta a página Web da empresa, deve permitir dar a conhecer os seus serviços, produtos e a própria empresa e o Marketing Research que consiste na pesquisa de informação para apoio do processo de tomada de decisão.

1 comentários:

Anónimo disse...

Olá, adoro o blogue, está muito apelativo e tem uma boa imagem. O conteúdo é bastante bom e já aprendi muito com o post. Continua assim, Parabéns Eduardo.

Enviar um comentário