segunda-feira

Aspectos fundamentais (continuação)

Na aula de 08/03/2010 foram apresentados vários conceitos: o que é o E-Marketing, o Blended Marketing, o E-Commerce, o E-Bussiness, a Cadeia de Valor e outros processos.
E-Marketing é a aplicação da Internet e das tecnologias digitais relacionadas para atingir objectivos do marketing. Segue uma técnica cada vez mais utilizada, o SEO (Search Engine Optimization) que permite a optimização de uma página ou até de um site inteiro pelas ferramentas de busca, ou seja, desta forma ajuda a que o site apareça nas primeiras entradas quando se faz uma pesquisa num motor de busca.
O Blended Marketing vai para além do E-Marketing e do E-Communication, sendo também uma forma integrada de marketing físico com o marketing online.
Por vezes há tendência para confundir E-Commerce com E-Bussiness e vice-versa. Contudo, estes são conceitos distintos. E-Commerce está relacionado com operações de compra e venda dos produtos/serviços, como por exemplo o Continente (www.continente.pt); E-Bussiness (ou Negócio Electrónico) consiste na contínua optimização das actividades de negócio de uma empresa por meio de tecnologia digital, envolvendo não só a aquisição e retenção de clientes, mas também pareceres de negócio.
A Cadeia de Valor é um conjunto de actividades primárias e secundárias desenvolvidas pela empresa até entregar o produto ao cliente, desde a transformação das matérias-primas, armazenamento, logística, transporte... A cadeia de valor faz parte do E-Bussiness.
No E-Bussiness é costume utilizar sistemas de apoio à decisão, os chamados bussiness intelligence (exemplo: SAGE) e onde também são utilizados os EDI (Electronic Data Interchange) onde existe a transmissão estruturada de dados entre as organizações através de meios electrónicos. O utilizador poderá visitar o website www.econstroi.com - mercado de construção que utiliza estas técnicas. As empresas que tem interesse em fazer pequenos estudos de mercado, podem visitar sites que fornecem bastantes dados estatísticos, em Portugal existe, para além do Instituto Nacional de Estatística (http://www.ine.pt/), a Pordata - Base de dados portuguesa (http://www.pordata.pt/), um site bastante completo.

0 comentários:

Enviar um comentário